Exposição fotográfica mostra quilombolas rurais no Centro Cultural CEEE

Publicado: 23/10/2016 | Atualização: 24/10/2016
A mostra pretende dar visibilidade aos quilombos, valorizando a luta das comunidades negras por melhores condições de vida e contra o preconceitoFoto: Eduardo Tavares

A exposição fotográfica 'Quilombos Rurais RS - O Gaúcho Negro' será inaugurada nesta terça-feira (25), às 19h, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV). A exposição poderá ser visitada na sala 'O Arquipélago' até o dia 26 de novembro, de terça à sexta-feira, das 10h às 19h e, no sábado, das 11 às 18h. O CCCEV fica na Rua dos Andradas, nº 1223, Centro Histórico de Porto Alegre.

A mostra integra o projeto do jornalista, Eduardo Tavares, e do historiador, Gabriel Dienstmann, contemplado o edital Juntos pela Cultura, do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria da Cultura e apoio cultural do CCCEV. O projeto pretende dar visibilidade aos quilombos rurais do estado, valorizando a luta das comunidades negras por melhores condições de vida e contra o preconceito.

Os profissionais rodaram mais de cinco mil quilômetros pelo interior do Rio Grande do Sul, onde coletaram fotos, informações e vídeos da realidade dessas comunidades e entrevistaram personagens quilombolas. O trabalho resultou numa seleção que, além de fazerem parte da exposição com mais de 120 fotos em preto e branco, estará disponível em um portal da internet.

No mesmo dia da abertura da mostra, ocorre um painel com as lideranças quilombolas, Manoel Boeira, Elisabeth Alves, Antonio Leonel Soares e Ubirajara Toledo, do Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes Quilombolas (Iacoreq), às 16 horas, no auditório Barbosa Lessa, 4º andar do CCCEV.


Texto: Mara Medeiros/Ascom Grupo CEEE

Edição: Denise Camargo/Secom