Maestro sueco rege o oitavo concerto Ospa da Série Ufrgs 2016

Publicado: 31/10/2016 | Atualização: 31/10/2016
O sueco Ilya Stupel, que vem se destacando principalmente à frente de orquestras escandinavas, vem à Capital gaúcha para conduzir um programa com obras de Ricardo Calderoni, Sergei Rachmaninoff e Bohuslav Martinu.Foto: Alexander Shamov

oitavo concerto da Série Ufrgs 2016 da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre terá regência internacional com o maestro sueco Ilya Stupel, que vem se destacando principalmente à frente de orquestras escandinavas. Ele vem a Porto Alegre para conduzir um programa com obras de Ricardo Calderoni, Sergei Rachmaninoff e Bohuslav Martinu. O evento, agendado para esta terça-feira (1º), às 20h30, conta também com a participação de um dos maiores expoentes da nova geração de pianistas brasileiros: Leonardo Hilsdorf, solista convidado da noite. O Salão de Atos da Universidade sedia o evento. Os ingressos custam entre R$ 10 e 20, e serão vendidos no local, no dia do concerto.

Obra brasileira estreada no ano passado, a Suíte 'Luta e Vida', de Calderoni, abre a apresentação. Em seus três movimentos (Nosso Balaio, Espiral e Céus Brasileiros), pode-se identificar a fusão de ritmos latino-americanos com técnicas de escrita musical modernas. Depois, um dos concertos mais apreciados do repertório pianístico será executado: o 'Concerto nº 2 para piano e orquestra', de Rachmaninoff (1873-1943). A obra, que marca um retorno do russo à composição depois de um período de depressão, foi escrita em 1901. Ganhou diversas gravações, se consagrando até mesmo em Hollywood, no filme 'O Pecado mora ao lado'. Hilsdorf, que assume o posto de pianista no concerto da Ospa, é um dos seletos solistas em residência na Capela Musical Rainha Elisabeth da Bélgica e já venceu concursos internacionais de piano na França, na Alemanha e na Espanha.

Na segunda parte da programação, será executada a 'Sinfonia nº 4' de Martinu (1890-1959), considerada a mais envolvente e suave sinfonia do compositor checo. Foi elaborada depois que ele emigrou para os Estados Unidos, fugindo da invasão alemã em Paris, onde viveu até 1940. Datada de 1945, a peça tem a marca do otimismo associado ao fim da guerra. Ilya Stupel é diretor musical e regente principal da Orquestra Filarmônica Arthur Rubinstein, na Polônia; regente titular da Lemberg Philharmonic Orchestra; e regente titular da Scandinavian Symphony Orchestra.

A bilheteria do Salão de Atos da UFRGS abre às 11h. Mais informações pelo telefone 51 3222 7387 ou pelo site da Ospa.

Ilya Stupel (Suécia | regente)

Lançou dezenas de CDs pelos selos Danacord, EMI, Naxos, BIS, RCA e BMG. Foi indicado diversas vezes ao Grammy e é o vencedor do primeiro prêmio de regência Deutsche Schallplatten Kritik, de Berlim. É presença constante em países como Estados Unidos, Espanha, França, Alemanha, Dinamarca e Suécia, onde reside. Aos 21 anos foi o primeiro maestro da Opera de Malmo, na Suécia, regendo mais de 200 óperas diferentes. Veio pela primeira vez a Porto Alegre no ano passado, quando regeu a Orquestra de Câmara da Ulbra. Segue conduzindo sinfonias e óperas nos principais teatros do cenário internacional.

Leonardo Hilsdorf (Brasil | piano)

Bacharel em Piano pela USP, foi aceito com apenas 20 anos no mestrado do New England Conservatory de Boston. Atualmente estuda em Colônia, na Alemanha. Destaques da atual temporada incluem estreias com a Filarmônica da Radio France, a Orchestre Royal de Wallonie na Bélgica e a Sinfônica Brasileira, além de recitais salas como o Concertgebouw de Amsterdan, Flagey e Bozar em Bruxellas, Maison de la Radio em Paris, BeethovenHaus de Bonn e no Festival de Ravinia nos EUA. Sua professora é a portuguesa Maria João Pires.

SERVIÇO:

Concerto da Ospa | Série UFRGS
Quando: terça-feira (1º), às 20h30
Onde: Salão de Atos da UFRGS (Avenida Paulo Gama, 110 - Porto Alegre)
Ingressos: à venda no local no dia do evento
Valores: R$ 20 (público em geral) e R$ 10 (estudantes, sêniores e sócios do Clube do Assinante ZH).
Horário da bilheteria: terça-feira até a hora do espetáculo.

Ricardo Calderoni: Suite Luta e Vida
Sergei Rachmaninoff: Concerto nº 2 para piano e orquestra
Bohuslav Martinu: Sinfonia nº 4
Regente: Ilya Stupel (Suécia)
Solista: Leonardo Hilsdorf (Brasil | piano).

Texto: Ascom Ospa
Edição: Léa Aragón/ Secom