Episódios inéditos sobre Octavio Correa estão expostos no Memorial RS

Publicado: 31/10/2016 | Atualização: 31/10/2016
Tanto a mostra quanto o livro de Afonso Licks e Josete Mirapalheta, também lançado no evento, resgatam um pouco a vida de Octavio Corrêa Foto: Divulgação Sedac

A exposição 'Octavio, o Civil dos 18 do Forte de Copacabana' foi inaugurada neste sábado (29), no Memorial do RS. Tanto a mostra quanto o livro de Afonso Licks e Josete Mirapalheta, também lançado no evento, resgatam um pouco a vida de Octavio Corrêa, um brasileiro muito rico que se juntou a rebeldes militares na primeira manifestação do Tenentismo, em julho de 1922. A ficção reconstitui uma época de amores, conflitos e traições para contar por que 18 homens colocaram a honra acima da própria vida. 

O mais longo estado de sítio que o país sofreu, com perseguições, censura e prisões de jornalistas promovidas pela República Velha, impedia que se falasse sobre ele. Depois, com a Revolução de 30, o marketing da nova ordem idealizava o único civil dos 18 do Forte, mas nem o nome de Octavio era escrito corretamente. O personagem real e suas aventuras desapareceram nas sombras da História.

Registros diziam que era um advogado que desceu de carro a Serra de Petrópolis tendo um cobertor enfiado no pescoço como um poncho para morrer numa briga que não era a sua. Nada disso confere com a imagem do civil elegante e sereno entre os líderes militares da marcha para a morte na calçada mais famosa do mundo que a foto da revista O Malho não esconde.

A exposição pode ser visitada até o próximo dia 13 de novembro, no segundo andar do Memorial do RS. 


Texto: Caroline Patatt/Ascom Sedac
Edição: Léa Aragón/Secom