Nova frente fria chega ao RS na terça-feira com mais chuva

Publicado: 31/10/2016 | Atualização: 31/10/2016
Sexta sem chuva na metade sul do RSFoto: Arte/Climatempo

O Instituto Riograndense do Arroz  (Irga)  alerta aos produtores rurais para a previsão do tempo emitida pelo Instituto Climatempo informando que, mesmo com o término das chuvas nestes últimos dias, muitos produtores ainda não conseguiram entrar com as máquinas no campo para o plantio, já que muitas áreas ainda continuam com níveis muito altos de umidade. Porém, entre esta segunda (31) e terça (1º), o plantio poderá ser retomado, mas por um curto espaço de tempo.

A partir dessa terça-feira uma nova frente fria avança sobre as regiões produtoras de arroz do Rio Grande do Sul, onde os volumes esperados para estes próximos três dias podem chegar aos 60 milímetros. Com isso, haverá novas paralisações no plantio e até nos tratos culturais. O que poderá gerar novos atrasos no plantio.

Além disso, o grande problema é que mesmo as chuvas já cessando na quinta-feira (3), os produtores só conseguirão entrar novamente no campo no final de semana, devido à umidade. O atraso, mesmo que menor do que foi o registrado na semana passada, já poderá resultar numa queda na produção final dessa safra.

Ao longo das próximas semanas a tendência é que as chuvas comecem a ficar mais irregulares e até mesmo em menor volume, favorecendo a finalização do plantio e, consequentemente, o desenvolvimento das lavouras, uma vez que haverá um aumento nas taxas de luminosidade. Confira diariamente a previsão do tempo  no TudoFácil clicando aqui. (Fonte: Instituto Climatempo). 


Texto: Ascom Irga
Edição: Léa Aragón/ Secom