Ilustrações da obra de Simões Lopes Neto estão expostas na Casa de Cultura Mario Quintana

Publicado: 01/11/2016 | Atualização: 01/11/2016
Mostra tem curadoria da artista gráfica, escritora e professora do Instituto de Artes da Ufrgs, Paula Mastroberti, e parceria do IELFoto: Divulgação Sedac

A exposição do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) 'Ilustrando Lendas do Sul: uma homenagem a João Simões Lopes Neto' está no mezanino da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) até 4 de dezembro. A mostra tem curadoria da artista gráfica, escritora e professora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Paula Mastroberti, e parceria do Instituto Estadual do Livro.

A inauguração da mostra de ilustrações produzidas pelo Curso de Extensão Ilustração e Livro-arte: Produção, Leitura e Ensino, coordenado por Paula, lotou o espaço da CCMQ. "Ao reunir as artes ilustrativas ao valor literário das obras de Simões Lopes, comprova-se o papel que a ilustração pode exercer como modalidade consagrada ao lado da literária. Ilustrar Lendas do Sul constitui-se desafio que há muito não se propunha aos ilustradores. Cada artista transcriador presente nessa edição deve ser valorizado, portanto, pela coragem e esforço de mostrar-se à altura de seu homenageado”, diz a curadora.

João Simões Lopes Neto nasceu em Pelotas, em 9 de março de 1865, e morreu em 14 de junho de 1916. Somente durante a infância teve contato com a vida campeira; aos 13 anos, ingressou no Colégio Abílio, no Rio de Janeiro. Em 1886, retornou a Pelotas, passando a levar uma vida essencialmente urbana, uma vez que sua cidade se encontrava em constante urbanização e se tornava um dos polos culturais importantes do estado. Nunca mais se afastou de sua cidade natal, exercendo atuação cultural muito importante na comunidade como colaborador ocasional do jornal Diário Popular, redator d'A Opinião Pública (pseudônimo João do Sul) e como editor do Correio Mercantil. Escreveu, também, muitas peças teatrais, dentre elas O Boato (1894), Mixórdia (1894) e Viúva Pitorra (1898), esta última, uma opereta.

Em 1912, publicou Contos gauchescos, obra que o notabilizou como um dos maiores escritores da literatura do Rio Grande do Sul. Casos do Romualdo foi publicada após a sua morte, em 1952.

SERVIÇO:

Pauta: Exposição Ilustrando Lendas do Sul: uma homenagem a João Simões Lopes Neto

Quando: até 4 de dezembro, de terças a sexta-feiras, das 9h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h.

Local: Mezanino - 2° andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre).

Texto e edição: Secom