Com estímulo ao desapego, Banco de Livros promove arrecadação na capital

Publicado: 03/11/2016 | Atualização: 03/11/2016
Estande do projeto recebe doações na Feira do Livro da capital até 15 de novembro Foto: Divulgação/Sedac

O Banco de Livros está à disposição para doações de publicações novas e usadas durante a 62ª Feira do Livro de Porto Alegre. Desde sua criação em 2008, o projeto estimula o desapego às obras não lidas ou paradas na prateleira de casa para chegar a novos leitores ou a quem não tem condições de comprá-las. A meta é ultrapassar a marca de 1 milhão de exemplares nesta edição, que inclui pontos de coleta espalhados pela Praça da Alfândega.

"Foi na Feira do Livro de Porto Alegre que iniciamos as campanhas de arrecadação de livros e já recebemos mais de 978 mil exemplares. Pretendemos até o último dia de feira ultrapassar essa marca histórica", ambiciona o presidente do Banco de Livros, Waldir da Silveira. No estande, o livrômetro expõe a contagem da arrecadação em tempo real.

Conhecimento circulante

Desfrutar de uma nova leitura também serve de inspiração para futuros doadores, movimentando o conhecimento cultural. Com esse intuito, o projeto formou salas de leitura e biblioteca em 599 instituições, como escolas infantis, presídios, bibliotecas comunitárias, unidades da Fase e postos de saúde. Cerca de 85% delas também receberam dos bancos sociais computadores, mesas, cadeiras, estantes, tapetes, almofadas e cortinas para montar o espaço de leitura.

Texto: Ascom Sedac
Edição: Gonçalo Valduga/Secom