Escola de Música da Ospa abre 63 vagas para novos alunos

Publicado: 07/11/2016 | Atualização: 07/11/2016
As inscrições para o processo podem ser feitas a partir de desta segunda-feira (7) até sexta-feira (18)Foto: Ana Eidam/ Ascom Ospa

Crianças e jovens que desejam se aperfeiçoar em instrumentos musicais de orquestra ou em prática de coral têm motivo para comemorar: a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre lançou a seleção de novos alunos para 2017. Ao todo, serão 63 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (7) até sexta-feira (18), na sede da Escola (Rua André da Rocha, 50 - Centro). A instituição funciona de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30. O edital está disponível no site da Ospa. 

O edital contempla o ensino das seguintes modalidades de instrumentos: violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico tocado com arco, flauta transversal, oboé, clarinete, fagote, trompete, trombone, eufônio e tuba. Para tais vagas, crianças e jovens de oito a 25 anos podem se inscrever. Os candidatos serão escolhidos conforme o seu desempenho na audição. Já para aulas de canto coral, é necessário ter entre 12 e 20 anos, e não é obrigatório o conhecimento musical prévio. 

Para todas as modalidades, o candidato precisa estar comprovadamente matriculado no ensino regular ou já ter concluído o Ensino Médio. Os testes, agendados no ato da inscrição, ocorrem até o dia 2 de dezembro. As partituras das obras que serão avaliadas estão disponíveis no site da orquestra. 


Mais informações pelo telefone (51) 3228-6737 ou no email escolademusica.ospa@gmail.com.


Sobre a escola


Fundada em 1972, a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior.

Hoje a escola, coordenada por Diego Grendene de Souza, atende em torno de 200 alunos. Todos os professores são instrumentistas da Ospa. Além disso, a instituição conta com grupos orquestrais, regidos por Arthur Barbosa, e com um coro regido por Cosmas Grieneisen. Mantém projetos de inserção social como o Escola da Ospa na Comunidade, que leva recitais de grupos de alunos em lugares como hospitais, escolas, lares de idosos e praças, e o Recitais na Biblioteca, que promove apresentações de estudantes avançados na Biblioteca Pública do Estado do RS.



Texto: Ascom Ospa
Edição: Léa Aragón/ Secom