Previsão é que novembro tenha poucas chuvas no estado

Publicado: 07/11/2016 | Atualização: 07/11/2016
Sexta-feira será de sol no estado Foto: Arte/Climatempo

O plantio do arroz em todas as regiões produtoras do Rio Grande do Sul avançou rapidamente por conta do tempo mais firme dos últimos dias, segundo o Instituto Riograndense do Arroz (Irga), baseado na previsão do Instituto Climatempo. O percentual de área plantada se aproxima dos 65%, conforme dados do Irga. As chuvas ocorridas na segunda quinzena de outubro, no entanto, causaram a suspensão da semeadura. Mas a boa notícia é que novembro não será de muita chuva.

Esse excesso de dias chuvosos também vem atrapalhando o desenvolvimento das lavouras, já que os baixos níveis de luminosidade afetam o pleno desenvolvimento das plantas. Já há relatos de lavouras com reduções significativas em seus potenciais produtivos. A grande oscilação das temperaturas nessas últimas duas semanas também afetou o desenvolvimento das lavouras.

Conforme os modelos de previsão uma nova frente fria deve avançar sobre o Rio Grande do Sul entre a terça-feira (8) e a quarta (9), provocando mais chuvas sobre as áreas arrozeiras do estado. Afetando, novamente os trabalhos de plantio do arroz.

Contudo, essas chuvas devem ser de curta duração e de baixa intensidade. As previsões indicam volumes acumulados entre 20 e 50 milímetros para essa semana. Entretanto, a tendência é que o mês de novembro não seja tão chuvoso, possibilitando a finalização do plantio. Não estão previstos prejuízos nestas próximas semanas. Confira diariamente a previsão do tempo no site do TudoFácil clicando aqui. (Fonte: Instituto Climatempo).



Texto: Ascom Irga
Edição: Léa Aragón/ Secom