Ospa apresenta concerto gratuito na Igreja da Reconciliação

Publicado: 27/11/2016 | Atualização: 28/11/2016
Orquestra teá regência do maestro Ubiratã Rodrigues, gaúcho radicado no Rio de JaneiroFoto: Daniel Ebendinger/Ospa

Para encerrar a Série Igrejas 2016, que ao longo do ano levou concertos a diferentes palcos da capital, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre promove exibição especial neste domingo (27), às 19h, na Igreja da Reconciliação (Rua Sr. dos Passos, 202). Sob a regência do maestro Ubiratã Rodrigues, gaúcho radicado no Rio de Janeiro, os músicos interpretarão peças de Ernani Aguiar e Wolfgang Amadeus Mozart. Leonardo Winter, músico da Ospa, é o solista da noite e participará da execução de recente peça de Aguiar para flautim e orquestra. A entrada é franca.

Winter é professor associado e coordenador substituto do Programa de Pós Graduação em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No próximo ano, lançará o álbum Música para flauta de compositores gaúchos. No domingo, ele fará os solos do Concertino para flautim e orquestra, que Aguiar escreveu em 2008. Um dos compositores mais reconhecidos do Brasil atual, o carioca ocupa a cadeira nº 4 da Academia Brasileira de Música.

Antes, para abrir o concerto, a orquestra apresentará a Pequena Suíte de Nielsen. Escrita para orquestra de cordas, ela é a primeira peça oficialmente publicada do dinamarquês. Na segunda parte da noite, a Ospa executará a Sinfonia nº 25, uma das mais de quarenta composições de Mozart no gênero. A obra tornou-se muito conhecida por seu primeiro movimento estar na abertura do filme Amadeus, de Miloš Forman.

Regente e diretor artístico da Sinfonietta Carioca, o maestro Ubiratã possui formação em violino e regência. Dirigiu concertos de diferentes orquestras como a do Algarve em Portugal, Sinfônica Brasileira, OSB Ópera & Repertório, Sinfônica de Barra Mansa, Camerata da Orquestra Petrobras Sinfônica, Camerata de Santa Tereza, Academia Petrobras Sinfônica, Orquestra de Câmara da UFOP e o Grupo de Metais da UFRJ.

Mais informações pelo site ou pelo telefone (51) 3222-7387.

Texto: Ascom Ospa

Edição: Gonçalo Valduga/Secom