Semana começa chuvosa, mas tempo volta a abrir na quarta

Publicado: 28/11/2016 | Atualização: 28/11/2016
Quinta-feira sem chuva no RSFoto: Arte/Climatempo

Boletim semanal do Instituto Climatempo, produzido especialmente para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), informa que, devido ao avanço de uma frente fria pela Região Sul, o começo dessa semana será de tempo instável e com possibilidades de chuvas generalizadas sobre todas as regiões produtoras de arroz do Rio Grande do Sul. E essas chuvas podem atrasar ainda mais a finalização do plantio, que já atingiu 91,4% na semana passada.

Contudo, a partir dessa quarta-feira (30), o tempo volta a abrir em todo o estado e, com isso, as condições voltam a ficar favoráveis aos tratos culturais. Porém, devido às chuvas deste início de semana, a finalização do plantio só deve ocorrer em dezembro.

Esse é o padrão previsto do tempo ao longo do mês de dezembro. Ou seja, ora as chuvas estarão sobre a Região Sul, possibilitando a manutenção nos níveis dos reservatórios e demais mananciais, e, em outro momento, sobre a metade norte do Brasil, deixando o Rio Grande do Sul com tempo aberto e sem chuvas.

Em nenhum momento, porém, os modelos de previsão estão prevendo longos períodos de veranico/estiagem e muito menos longos períodos de invernada. Ou seja, condições ideais ao desenvolvimento das lavouras de arroz, já que haverá boas taxas de luminosidade e sem falta d'água para o uso regular da irrigação. Confira diariamente a previsão do tempo no site do TudoFácil clicando aqui. (Fonte: Instituto Climatempo).



Texto: Ascom Irga
Edição: Léa Aragón/ Secom