Operação Viagem Segura reforça fiscalização para festas de fim de ano

Publicado: 01/12/2016 | Atualização: 01/12/2016
Operação promove fiscalização intensiva e foca na redução de acidentes no RS Foto: Divulgação

Os órgãos e entidades que atuam na Operação Viagem Segura se reuniram, nesta quarta-feira (30), para planejar as ações de final de ano e verão 2017. Os fins de semana do Natal e Ano Novo, assim como os feriados de Navegantes e Carnaval, terão atenção especial das autoridades. A Viagem Segura promove fiscalização intensiva no trânsito e foca na redução de acidentes no estado.

As próximas duas edições se estenderão por três dias. A operação de Natal ocorrerá do dia 23 ao 25, e a de Ano Novo, do dia 30 até 1º de janeiro.

Participaram representantes do Detran/RS, Cetran/RS, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Comando Rodoviário da Brigada Militar, Polícia Civil, Daer, EGR, ANTT, Metroplan, Lions Club, e órgãos de trânsito municipais de Porto Alegre, Canoas, Gravataí e Alvorada.

Megablitz e ação na rodoviária

Tradicional na capital, haverá edições da Megablitz nas duas operações, nas noites de 23 e 30 de dezembro. A ação somará os esforços da Polícia Civil e dos agentes da Balada Segura. Na tarde do dia 29, haverá ação educativa na estação rodoviária de Porto Alegre, alertando para a importância de utilizar o cinto de segurança também nos ônibus. Em janeiro e fevereiro, a atividade se estenderá às estações rodoviárias do Litoral.

Viagem Segura

As 66 edições da Viagem Segura contabilizam mais de 4,6 milhões de veículos fiscalizados e 137,9 mil testes de etilômetro. Foram registradas quase 738 mil infrações, sendo 14,3 mil autuações por embriaguez, incluindo as recusas ao teste do bafômetro. A fiscalização também recolheu 73,1 mil veículos e 19,3 mil CNHs.

Texto: Letícia Sielecki/Detran
Edição: Gonçalo Valduga/Secom