Programa Gaúcho do Artesanato terá seminário nesta sexta-feira

Publicado: 05/12/2016 | Atualização: 05/12/2016

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) promove o seminário Artesão em Foco, nesta sexta-feira (9), das 14h às 18h, na Casa do Artesão (Avenida Júlio de Castilhos, 144), em Porto Alegre. As inscrições gratuitas podem ser efetuadas pessoalmente, na Casa, ou pelo site da FGTAS

A programação terá palestras e oficina de produção de conjunto de banheiro com motivos natalinos. Entre os temas abordados durante o seminário estão artesanato rural com a representante da Emater, Ivanir Argenta dos Santos; nota fiscal eletrônica com o representante da Receita Estadual, Daniel de Toledo Brito; aposentadoria com o representante do INSS, Paulo Goularte; e artesanato: desenvolvimento e produto com o técnico do PGA, Jacob Henrique Costamilan.

No seminário serão discutidos a profissão de artesão, como estimular a formação de grupos de produção, maneiras de impulsionar a comercialização e contribuir para a qualificação, atualização e valorização do artesão e de sua produção. Ao longo de 2016, o evento ocorreu em Santiago, Caxias do Sul e Santana do Livramento.


PGA


O Programa Gaúcho do Artesanato incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.



Texto: Jaíne Martins/ Ascom FGTAS
Edição: Léa Aragón/ Secom