Instituto do Livro abre exposição em homenagem a Erico Veríssimo e Simões Lopes Neto

Publicado: 12/12/2016 | Atualização: 12/12/2016
A mostra traz 22 obras sobre o papel que a ilustração exerce na literatura Foto: Divulgação/Sedac

O Instituto Estadual do Livro (IEL) homenageia os 111 anos que o escritor Érico Veríssimo completaria no próximo sábado (17). Para reverenciá-lo, o IEL inaugurou no Centro Cultural Erico Veríssimo, a exposição 'Lendas de um Continente Continente Sulino: os Ilustradores de Simões Lopes Neto em Conversa Imaginária com Erico Verissimo'. Simões Lopes Neto é outro importante escritor gaúcho lembrado em 2016. 

A mostra - com curadoria da artista gráfica, escritora e professora da Ufrgs, Paula Mastroberti - traz 22 obras sobre o papel que a ilustração exerce na literatura. "No mês do aniversário de Erico Veríssimo, a homenagem veio em forma de entrelaçamento, na medida em que se conhece a indubitável relação intertextual entre alguns dos mais inspirados personagens e eventos de O Continente, com os das lendas sulinas", destaca. 

A surpresa da noite ficou por conta dos alunos do curso de extensão, que pintaram em tempo real um painel em que as obras de Veríssimo se encontram com as de Lopes Neto. A obra será doada ao Centro Cultural Erico Veríssimo.



"A performance dos ilustradores produziu uma conversa pictórica  imaginária entre Simões Lopes Neto e Erico Veríssimo, revelando elementos de influência das Lendas do Sul na obra de Érico. Foi um momento lindo das arte visuais e da literatura juntas, difundindo a memória cultural do RS e inovando o debate sobre a obra de Simões e Érico", afirma Patrícia Langlois, diretora do IEL. 


SERVIÇO:


Pauta: Exposição Lendas de um Continente Continente Sulino: os Ilustradores de Simões Lopes Neto em Conversa Imaginária com Erico Verissimo

Onde: Centro Cultural Erico Verissimo (Rua Andradas, 1223 - Centro Histórico de Porto Alegre)

Visitação: sexta-feira (9) a quarta-feira (14), das 10h às 19h 

Recesso: 19 de dezembro a 2 de janeiro

Entrada gratuita



Texto: Roberta Amaral/Sedac
Edição: Gonçalo Valduga/Secom