Irga e UFSM divulgam primeiro boletim sobre previsão de safra

Publicado: 15/12/2016 | Atualização: 16/12/2016
Boletim será importante ferramenta para o produtor, afirma JossanaFoto: Sérgio Pereira/Irga

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) divulgam em seus sites, nesta quinta-feira (15), o primeiro boletim de Monitoramento e Previsão de Safra de Arroz no Rio Grande do Sul. Essa primeira análise aborda as condições meteorológicas no início do desenvolvimento do arroz na safra 2016/17, a situação atual do desenvolvimento vegetativo simulado para o estado, previsão de ocorrência da diferenciação da panícula (R1) e a previsão de produtividade. O boletim será divulgado quinzenalmente.

Clique aqui para acessar o boletim.

Meteorologista e consultora do Irga, Jossana Cera explica que o boletim será sempre elaborado em conjunto com os pesquisadores do Irga e da UFSM. “Este trabalho servirá como uma importante ferramenta para o produtor rural, principalmente para a previsão da diferenciação da panícula. O orizicultor saberá, por exemplo, a hora mais adequada para a última adubação”, comenta.

A metodologia é baseada no sistema de previsão de safra do milho dos Estados Unidos. No projeto está planejada a previsão de produção total (toneladas) e produtividade (kg/ha), na fase inicial do florescimento (ponto de algodão em R1 da escala de Counce et al., 2000), no florescimento pleno (R4) e na pré-colheita (R9). A previsão enfoca sempre as seis regiões orizícolas do RS: Fronteira Oeste, Zona Sul, Campanha, Central, Planícies Costeira Interna e Externa.

Texto: Ascom Irga

Edição: Léa Aragón/ Secom