Doações sem gastar podem transformar a vida de crianças e idosos

Publicado: 20/12/2016 | Atualização: 20/12/2016

Os contribuintes que declaram Imposto de Renda pelo modelo completo têm até o próximo dia 29 para destinar até 6% do imposto devido para o Fundo da Criança e do Adolescente ou para o Fundo da Pessoa Idosa. Dessa forma, é possível ajudar a milhares de pessoas, levando mais qualidade de vida para aqueles que realmente precisam. Os recursos dos fundos estaduais e municipais são direcionados, via edital elaborado pelos conselhos, a instituições que atuam diretamente com esses públicos.

Segundo dados da Receita Federal, em, 2015, cerca de R$ 334 milhões poderiam ter sido destinados às instituições gaúchas que atendem a crianças, adolescentes e idosos. No entanto, apenas 5% desse montante ficaram no Rio Grande do Sul.

Como doar

As pessoas físicas que declaram Imposto de Renda pelo modelo completo podem doar até 6% do IR devido para o Fundo da Criança e do Adolescente, para o Fundo da Pessoa Idosa ou, ainda, uma parte para cada fundo. As pessoas jurídicas que apuram IR pelo lucro real também podem doar até 1% da mesma forma. As destinações podem ser feitas diretamente nas contas bancárias dos fundos estaduais (veja dados abaixo) e municipais, por meio de depósito bancário identificado com o nome e o CPF do doador.

Escolha o Destino

Lançada em abril de 2015, a campanha mobiliza os contribuintes para beneficiar as entidades que trabalham para o bem-estar de crianças, adolescentes e idosos, com doações que podem deduzir do Imposto de Renda. Com isso, os contribuintes têm a possibilidade de reter no estado uma parcela dos recursos que seriam transferidos, obrigatoriamente, para o governo federal.

Parceiros

Escolha o Destino é uma ação conjunta do Gabinete de Políticas Sociais e da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) e conta com a parceria do Conselho Regional de Contabilidade (CRCRS), Sescon RS, Banrisul, Famurs, ONG Parceiros Voluntários, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Tribunal de Justiça (TJ RS), Tribunal de Contas (TCE RS), Defensoria Pública, Ministério Público, Assembleia Legislativa, Lions e Leo Clube e Rotary, Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedica) e Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI).

Fundo Estadual da Criança e do Adolescente (Feca)

CNPJ 14.239.317/0001-90

Banrisul 0041

Agência 0597