Margs expõe fotos de um dos prêmios mais importantes do mundo

Publicado: 20/01/2017 | Atualização: 20/01/2017
Exposição sobre o Czech Press Photo faz retrospectiva dos 20 anos de existência do concursoFoto: Divulgação

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs) abriu, na noite dessa quinta-feira (19), uma exposição em homenagem ao Czech Press Photo, um dos prêmios de fotojornalismo mais prestigiados do mundo. A mostra é uma retrospectiva dos 20 anos de existência do concurso. Em seu acervo, apresenta 50 imagens vencedoras de fotógrafos checos e eslovacos de jornais checos, agências e veículos independentes que conseguiram sensibilizar a opinião pública, despertando emoções, consciência e provocando solução política. 

Entre as imagens, destacam-se a intimidade do ex-presidente da República Checa, Václav Havel; enchentes na Morávia (1997) e Praga (2002); sofrimento humano em Ruanda, Kosovo ou Beslan; vitória de atletas checos nos Jogos Paralímpicos de Atenas (2004); a visita dos Rolling Stones após a queda do comunismo no país (1995); problemas ambientais, políticos e acontecimentos na rotina de pessoas comuns.

A inauguração teve a presença do secretário-adjunto da Cultura, André Kryszczun; diretor do Margs, Paulo Amaral; cônsul Geral da República Checa em São Paulo, Pavla Havrlíková; e o cônsul honorário do país no Rio Grande do Sul, Fernando Lorenz de Azevedo. A exposição é uma das ações resultantes do intercâmbio cultural firmado em 2016 entre o Rio Grande do Sul e o país do leste europeu.

Promovido anualmente, o Czech Press Photo oferece um testemunho visual independente sobre a vida, demonstrando como os profissionais da República Checa e Eslováquia enxergam seu país e o mundo. Ao mesmo tempo, existe o esforço de apoiar o jornalismo visual como meio para o conhecimento e o entendimento entre os homens.

 

Serviço

Pauta: Exposição Czech Press Photo

Visitação: 20 de janeiro a 12 de março

Local: Salas Negras do Margs (Praça da Alfândega, s/n - Centro Histório de Porto Alegre)

Entrada Franca


Texto: Roberta Amaral

Edição: Gonçalo Valduga/Secom