Ano novo chinês é comemorado com arte e dança na Casa se Cultura

Publicado: 22/01/2017 | Atualização: 23/01/2017
Evento terá exposição fotográfica, mostra de filmes, dança, artes marciais, mostra de caligrafia e cerimônia do cháFoto: Divulgação Sedac

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) será palco, entre esta terça-feira (24) e domingo (29), das celebrações do Ano Novo Chinês 2017, o Ano do Galo. O evento terá exposição fotográfica, mostra de filmes, dança, artes marciais, mostra de caligrafia e cerimônia do chá. Considerada a festividade mais importante no país oriental, o Ano Novo Chinês também é conhecido como Festival da Primavera, celebrada durante 15 dias com inúmeros rituais e tradições.

A virada será ano sábado (28). O signo do galo caracteriza pessoas cheias de coragem, honestidade e ambição. Dessa forma, 2017 estará contagiado com energia de dinâmica, mudança, novas ideias e oportunidades que exigirão muito esforço das pessoas para atingir seus objetivos.

O evento tem promoção da Secretaria da Cultura, via CCMQ, e dos institutos estaduais de Artes Visuais (IEAVi) e de Cinema (IECine), e Instituto Confúcio na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). 

Instituto Confúcio

Instituição sem fins lucrativos dedicada ao ensino da língua e da cultura chinesa, foi fundada pela cooperação entre a Ufrgs e a Universidade de Comunicação da China (UCC), com suporte pedagógico, cultural e financeiro da sede matriz, localizada em Pequim. Entre as atividades desenvolvidas estão o curso de língua chinesa, exames de proficiência (HSK e HSKK), atividades culturais, curso de verão Summer Camp na China, recomendação de candidatos locais para bolsas de estudos e competição internacional da língua chinesa Chinese Bridge. 


Programação

Terça-feira (24) às 18h – Abertura Oficial do Ano Novo Chinês 2017: Ano do Galo

Local: Espaço Vasco Prado (6º andar)

Apresentação cultural: Taijiquan (artes marciais)

às 19h

Local: Sala Norberto Lubisco

Filme: Guarda-costas e Assassinos

Sinopse: Hong Kong, 1905: a última dinastia da China, a Qing, está prestes a cair, enquanto há um movimento revolucionário começando a se formar. A história gira em torno de um plano imperial para assassinar o revolucionário Sun Yat-Sen. O filme mostra os reflexos do imperialismo ocidental na China no século XIX e o nascimento de um movimento político-intelectual que culminaria na fundação da República da China em 1911 e seria um exemplo para a revolução comunista de 1949. 

Direção: Chen Desen

Elenco: Zhen Zidan, Xie Tingfeng, Wang Xuexin, Fan Bingbing, Liang Jiahui, Li Ming 


De quarta (25) domingo (29)

Exposição Fotográfica 'Sinfonia em Vermelho: Fotos de Guo Jianshe' 

A mostra retrata as diversas faces da China: tradicional e moderna, urbana e rural, jovem e madura, destacando sempre a cor vermelha.

Local: Sala Sotero Cosme (6º andar)

Visitação: Quarta a domingo, das 13h às 20h.

Exibição legendada de filmes | Ingresso: R$ 7. Gratuito para alunos do Curso de Língua Chinesa do Instituto Confúcio no semestre 2016/2, mediante apresentação de documento de identidade.

quarta (25), às 19h

Local: Sala Norberto Lubisco

Filme: Três Gerações, Um Destino 

Sinopse: A partir da história de três gerações de mulheres da mesma família, o filme mostra as transformações da China ao longo do século XX. Na década de 1930, Shanghai era uma cidade cosmopolita e glamurosa em meio a um país combalido pelas guerras (civil e sino-japonesa). Em 1950, o início do governo comunista na China, a década de 1980 marcada pelo início da reforma e da abertura do país para o mundo.

Direção: Hou Yong

Elenco: Zhang Ziyi, Chen Chong, Jiang Wei, Lu Yi, Liu Ye

quinta (26), às 19h

Local: Sala Norberto Lubisco

Filme: Sob o Céu de Urumqi

Sinopse: O jovem e talentoso pintor Liu Pei parte para o oeste distante da China, mais especificamente Urumqi, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang. Ele chega ao distrito onde vivem a jovem Ruyun, a oficial Halqem e seu marido Mahmut e passa a morar lá. A vizinhança ganha novos membros e se forma uma grande amizade entre eles. Repentinamente, Liu é denunciado como "direitista" e enviado para um campo de reeducação. Anos depois, os vizinhos se reencontram, mas Liu guarda desconfiança e mágoa. O filme transita entre os primeiros anos da Revolução Cultural Chinesa (final da década de 1960) e a década de 2000, revelando os acontecimentos e as reviravoltas porque passaram Liu, Ruyun e seus vizinhos.

Direção: Xirat Yahup

Elenco: Cao Xiwen, Yu Bin, Gao Fang, Islamijan Maris, Arzugul Rexit;

sexta (27), às 19h

Local: Sala Norberto Lubisco

Filme: Depósito do Amor

Sinopse: O jovem He Muyang abriu um bar chamado “Banco do Amor”, onde os apaixonados podem “depositar” vídeos com declarações de amor pelo período de um ano. Se romperem o relacionamento e não recuperarem o vídeo em até um ano, este será destruído. Mas um ano após romper seu relacionamento, uma jovem retorna ao bar para tentar recuperar o vídeo que havia gravado para seu ex-namorado. Nessa tentativa, ela se envolve com o dono do estabelecimento. O filme busca retratar os relacionamentos amorosos entre os jovens na China moderna.

Direção: Qu Jiangtao

Elenco: Xia Yu, Zhou Hong, Xu Jieer

sábado (28), às 19h

Local: Sala Norberto Lubisco

Filme: Sol na ponta dos dedos

Sinopse: Os irmãos Xiaohe e Xiaoyu vivem com o avô no interior da China, enquanto seus pais estão na cidade grande trabalhando pelo sustento da família. Os pequenos cuidam do avô, já muito idoso e com a visão debilitada. Eles também têm de lidar com a distância e saudade dos pais, situação comum a muitos alunos da mesma escola. A história ganha uma reviravolta quando a escola oferece um prêmio para os alunos que atingirem as maiores notas: uma viagem para visitar os pais na cidade.

Direção: Huang He

Elenco: Wang Tao, Zeng Meiling, Jiang Handong, Hong Hui, Zhang Baolin, Li Dongchang, Huang Yixuan

das 15h às 18h

Apresentações artísticas e demonstrações culturais chinesas:

- Caligrafia

- Cerimônia do chá

- Taijiquan

- Artes marciais

Local: Travessa dos Cataventos

domingo (29), às 19h

Local: Sala Norberto Lubisco

Filme: Pé de Anjo

Sinopse: Uma jovem professora de Pequim vai ensinar em uma pequena escola na zona rural do interior (oeste) da China. Lá, encontra outra professora, extremamente devotada a seus alunos. Apesar de seus contextos e histórias muitos diferentes, elas criam um forte laço de amizade e parceria em torno da escola e dos alunos. O filme retrata as diferenças entre o meio urbano e o meio rural na China, mas principalmente, entre o leste litorâneo enriquecido e o oeste em busca de desenvolvimento.

Direção: Yang Yazhou

Elenco: Ni Ping, Yuan Quan


Texto: Roberta Amaral/Sedac

Edição: Secom