Última semana para parcelar IPVA 2017 em três vezes

Publicado: 24/01/2017 | Atualização: 24/01/2017
Tanto para quem optar pelo parcelamento ou pela quitação, é preciso levar em conta também as vantagens do Bom Motorista e do Bom CidadãoFoto: Divulgação Sefaz

Resta ainda uma semana de prazo para o motorista interessado em parcelar o IPVA 2017 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) em até três vezes. Para tanto, o contribuinte precisa efetuar o pagamento da primeira parcela até o dia 31, terça-feira da próxima semana. É a mesma data-limite para quem quiser quitar o imposto com descontos que podem chegar a 22,4%. Ao todo, 1.247.792 veículos já estão em dia com o IPVA deste ano.

Tanto para quem optar pelo parcelamento ou pela quitação, é preciso levar em conta também as vantagens do Bom Motorista e do Bom Cidadão. Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos terão dedução de mais 15%; para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10%; e quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%. O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dará aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha mais 5% de desconto.

A opção de parcelamento também garante descontos, a cada mês. Quem aproveitar esta última semana, terá desconto de 3% na primeira parcela. As parcelas subsequentes serão em fevereiro, até o dia 24, com desconto de 2%, e março, dia 31, com desconto de 1%.

De uma arrecadação bruta que já alcançou R$ 809 milhões no calendário atual, 50% é repassado automaticamente às prefeituras, conforme o município de licenciamento do veículo. A Receita Estadual projeta arrecadar R$ 2,619 bilhões com o IPVA 2017. Os valores do imposto tiveram uma redução média de 4,4% em relação ao calendário anterior, refletindo a queda do preço médio de mercado a partir de pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Tabela de descontos máximos

Pagamento

Desconto antecipação

Desconto máximo PJ

Desconto máximo PF

Até 31/01/2017

Até 24/02/2017

Até 31/03/2017

Serviço

A Receita Estadual estima arrecadar R$ 2,619 bilhões com o IPVA 2017, com a metade do valor sendo repassada de maneira automática para as prefeituras, conforme o município de licenciamento do veículo. Os valores do imposto tiveram uma redução média de 4,4% em relação ao calendário anterior, refletindo a queda do preço médio de mercado a partir de pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Quem paga? Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano de 1997.

Como pagar? Para realizar a quitação do imposto, o proprietário deverá apresentar certificado de registro e licenciamento de veículo. Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), licenciamento e multas de trânsito.

Onde pagar? Desde 14 de dezembro, no Banrisul, Bradesco, Itaú, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes).

Alíquotas do IPVA no RS

3% - Automóveis e camionetas
2% - Motocicletas e
1% - Caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetas para locação