Previsão de chuva na semana favorece lavouras de arroz

Publicado: 07/02/2017 | Atualização: 07/02/2017
Chuvas irregulares favoreceram as lavouras de arroz em todo o Rio Grande do Sul Foto: Arte/Climatempo

As chuvas irregulares das últimas semanas foram favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de arroz em todo o Rio Grande do Sul. Os mananciais e reservatórios hídricos estão com boa capacidade, beneficiando a irrigação. As altas taxas de luminosidade também favorecem o desenvolvimento das lavouras. A previsão é do boletim semanal do Instituto Climatempo, produzido especialmente para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Apesar do início da colheita em algumas áreas do estado, o percentual de área colhida ainda é extremamente baixo, abaixo do 0,5%. No entanto, segundo os dados do Irga, os índices de produtividade superam os 7,5 mil quilos por hectare. O número sinaliza que a safra poderá ter produção superior à passada.

Ao longo desta semana, há previsão de novas pancadas de chuva. As condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, uma vez que os níveis de luminosidade continuarão altos, bem como os de água no solo e nos reservatórios.

Apenas na segunda quinzena de fevereiro há possibilidades de chuvas mais regulares, atingindo todas as regiões produtoras. As temperaturas continuarão dentro da média, o que também favorece o desenvolvimento das lavouras de arroz em todo o território gaúcho.

Confira diariamente a previsão do tempo no site do TudoFácil



Texto: Julie Moresco da Silva/Irga
Edição: Secom