Governo do Estado oferece nova forma de agendamento do seguro-desemprego

Publicado: 10/03/2016 | Atualização: 06/06/2016
Ferramenta permite atendimento com hora marcada em 125 agências do EstadoFoto: Reprodução Internet

O agendamento do seguro-desemprego no TudoFácil Eletrônico foi simplificado para facilitar o acesso dos trabalhadores. Mais simples e mais acessível, a ferramenta oferece o agendamento em 125 Agências FGTAS/SINE no Estado.

A mudança está dentro das reformulações prevista para o novo site do TudoFácil. Agora, basta selecionar a unidade em que deseja ser atendido e informar nome completo, CPF e telefone para contato. Em Porto Alegre, o encaminhamento é feito nas unidades do TudoFácil Centro (Avenida Borges de Medeiros, 521) e Zona Sul (Avenida Wenceslau Escobar, 2666).

De novembro de 2015 a fevereiro de 2016, foram agendados 30.649 atendimentos em todo o Estado.

Na data e horário selecionados no agendamento, o trabalhador deve comparecer à Agência FGTAS/SINE com requerimento do Seguro-Desemprego Empregador Web, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), Termo de Homologação ou Termo de Quitação e Comprovante do FGTS (saque ou extrato) para solicitar o benefício. Em caso de sentença judicial, os documentos podem ser dispensados. O prazo máximo para requerer o benefício é de até 120 dias da data da demissão, homologação ou decisão judicial.

O seguro-desemprego só é encaminhado nos casos em que não é possível reinserir o profissional no mercado de trabalho, ou seja, quando não são encontradas vagas compatíveis com o perfil do profissional demitido no Sistema Mais Emprego.

O que é o seguro-desemprego

O seguro-desemprego é concedido aos trabalhadores dispensados sem justa causa, que não recebem qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, exceto auxílio-acidente, auxílio-reclusão e pensão por morte; e não possuem renda própria de qualquer natureza, suficiente a sua manutenção e de sua família.