FGTAS dará suporte a centros da juventude

Publicado: 21/03/2017 | Atualização: 21/03/2017

Para dar mais oportunidades de trabalho aos jovens que ingressarão nos centros da juventude, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) vai se integrar ao Programa de Oportunidades e Direitos (POD Juventude). A primeira reunião para tratar da integração ocorreu nesta segunda-feira (20) entre gestores da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), da FGTAS e do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis (CPCA), do bairro Lomba do Pinheiro, o primeiro a receber o apoio da fundação.

Conforme o diretor do Escritório de Projetos da SDSTJDH/BID, Aldo Peres, trazer a FGTAS para dentro do programa vai facilitar o ingresso dos jovens dos centros da juventude no mercado de trabalho, não afastando a possibilidade de estender a iniciativa para outros municípios. Conforme Aldo, o grande objetivo do POD Juventude é reverter o quadro da criminalidade juvenil, por meio do aumento da escolarização, da empregabilidade e do tratamento do jovem que já cometeu algum delito, para que possa voltar à sociedade sem reincidir.

O primeiro Centro da Juventude a entrar em funcionamento e receber o apoio da FGTAS é o da Lomba do Pinheiro, que terá como instituição parceira o CPCA. Para o diretor geral da instituição, frei Luciano Bruxel, a inclusão da Fundação ajudará a abrir portas. "Precisamos facilitar a inclusão desses jovens no mercado de trabalho após sua formação profissional e social, evitando que seja absorvido pelo narcotráfico, o que muitas vezes acaba acontecendo", disse.

O diretor técnico da FGTAS, Darci Cunha, admitiu a possibilidade de aproximar empresários do programa, para que conheçam o projeto e venham a contratar esses jovens. O diretor citou, também, a possibilidade de trazer as oficinas de artesanato para o Centro da Juventude, a partir da formação de educadores e multiplicadores.

Um dos responsáveis pelo aprendizado profissional no CPCA, Lucas Moura, informou que a instituição faz parte do Fórum Gaúcho de Aprendizagem, mas reconhece a necessidade de novos contatos, visando mostrar ao empresariado e à sociedade o trabalho desenvolvido na Lomba do Pinheiro e o resultado obtido com os jovens, não só profissional, mas para fortalecê-los como indivíduo.

O assessor de planejamento da Fundação, Denis Costa, disse que o primeiro passo para consolidar a parceria é construir junto a intervenção a ser realizada no CJ da Lomba do Pinheiro. O acesso aos serviços do Sine, para ocupação de vagas, e a preparação para o mercado de trabalho, serão as duas primeiras ações a serem adotadas para dar início à parceria.

O diretor pedagógico do CPCA, Everton Silveira, destacou a necessidade de trazer novas opções aos jovens, aproximando-os das oportunidades. Segundo ele, muitos jovens chegam às empresas, mas não ficam, especialmente, pela falta de aprendizado sócio assistencial. O CPCA trabalha os eixos sócio afirmativo e sócio profissional e multiplicadores.

O diretor Aldo Peres ressaltou a importância de tentar atrair novas oportunidades de emprego para dentro do bairro, a partir da parceria com a FGTAS e outras entidades. Outra sugestão foi a de investir na formação de jovens empreendedores para atuação como autônomos e a busca de microcrédito, visando fomentar esses pequenos negócios.


Texto: Ascom SDSTJDH

Edição: Denise Camargo/Secom