Abertas inscrições em oficina de dança gratuita com coreógrafo Rui Moreira

Publicado: 25/03/2017 | Atualização: 27/03/2017
Oficina de dança integra o projeto Cenas Diversas, que celebra a diversidade estética da arteFoto: Rodrigo Dai/ Divulgação

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) lança, nesta terça-feira (28) o projeto Cenas Diversas, que celebra a diversidade estética da arte. A cada dois meses, será homenageado um campo artístico, envolvendo espetáculos de teatro, dança, debates, palestras, oficinas e exposições. O tema de estreia será Cena Negra. 

Uma das atrações do evento é a oficina gratuita de sensibilização para a dança Si Ocê Quizévem, com o bailarino e coreógrafo Rui Moreira. A atividade acontece nos dias 28 e 29 de março, das 14h às 17h, na Sala Cecy Frank (4º andar da CCMQ). As inscrições devem ser feitas pelo e-mail cenasdiversasccmq@gmail.com.

Paulistano radicado em Belo Horizonte (MG) desde 1984, Rui iniciou a carreira nos anos 1970. Ficou conhecido pela participação no Grupo Corpo (MG) e nas companhias Cisne Negro (SP), Balé da Cidade de São Paulo, Cia. Azanie (França/Lyon) e Cia. SeráQuê? (MG). Atualmente dedica-se à Rui Moreira Cia. de Danças (MG).

A formação artística de Rui mescla danças acadêmicas (a dança clássica e a dança moderna), com vivências em manifestações populares patrimoniais. Cria espetáculos para vários elencos e assina a direção de movimento e coreografias em companhias de dança e de teatro nacionais e internacionais.

No dia 30, Rui Moreia apresenta no Teatro Bruno Kiefer os espetáculos Receita e Definitivo é o fim. A coreografia de Receita nasceu da parceria com outro talento da dança brasileira, Henrique Rodovalho, coreógrafo de Goiânia que ajudou a construir a identidade do grupo Quasar, uma das companhias mais importantes do Brasil. O espetáculo é um estudo que contrapõe o procedimento culinário à arte de dançar, compondo uma bem-humorada metáfora para o exercício de composição.

Definitivo é o Fim é uma criação que resultou da provocação do Núcleo Alaya de Dança de Brasília, dirigido pela coreógrafa, professora de dança, diretora cênica, arquiteta, pesquisadora, escritora piauiense Lenora Lobo sobre o tema Tessituras do Tempo.

Programação - Edição Cena Negra

28 | MAR

14h às 17h - Oficina SE QUIZÉ VEM, com o bailarino e coreógrafo Rui Moreira | Sala Cecy Frank (4º andar da CCMQ).

18h - Palestra Formação teatral no ensino formal e a relação com a construção de uma estética negra, com Celina Alcântara | Sala Luis Cosme (4º andar da CCMQ).

20h30 - Espetáculo A filha da Escrava, do Coletivo Mintigente| Sala Carlos Carvalho (2º andar da CCMQ).

 

29 | MAR

14h às 17h - Oficina Se Quizé Vem, com o bailarino e coreógrafo Rui Moreira | Sala Cecy Frank (4º andar da CCMQ).

18h - Debate Estética negra nas artes cênicas, com Álvaro Rosacosta, Gil Collares, Glau Barros, Rui Moreira e Thiago Pirajira | Auditório Luis Comes (4º andar da CCMQ).

20h30 – Espetáculo Ae | Teatro Carlos Carvalho (2º andar da CCMQ).


30 | MAR

20h30 - Espetáculo Receita e Definitivo é o fim, com o bailarino e coreógrafo Rui Moreira | Teatro Bruno Kiefer (6º andar da CCMQ). 

Local: Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736).

Entrada gratuita


Texto: Roberta Amaral/Sedactel

Edição: Gonçalo Valduga/Secom