Maestro americano vem pela primeira vez ao Brasil para reger a Ospa

Publicado: 02/04/2017 | Atualização: 03/04/2017
Maestro Garret Keast vem a primeira vez a Porto Alegre para reger a OspaFoto: Mariana Sirena/ Ascom Ospa

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) traz ao Brasil, pela primeira vez, o maestro Garret Keast, norte-americano radicado na Alemanha. Nesta terça-feira (4), às 20h30, ele conduz o segundo concerto da Série UFRGS 2017 da Ospa no Salão de Atos da Universidade. O programa reúne duas obras escritas no mesmo ano, 1886: o Concerto para Piano e Orquestra, op. 10, de Henrique Oswald, e a Sinfonia nº 3 de Camille Saint-Saëns. Nahim Marun, um dos mais reconhecidos professores de piano do Brasil, é o solista da noite, e participará da interpretação da obra de Oswald.

O Concerto para Piano de Oswald (1852-1931), que abre o repertório, é a primeira peça neste gênero na música de concerto brasileira. Nascido no Rio de Janeiro, o compositor passou 30 anos estudando na Europa, e dedicou o trabalho ao seu mestre, o italiano Giuseppe Buonamici. Para o pianista Nahim Marun, “É uma obra cheia de vigor e arroubos de juventude, que exala um agradável otimismo, qualidade menos frequente no estilo composicional tardio oswaldiano”. Na época da composição, Oswald conheceu Franz Liszt, que o impressionou e deixou marcas em seu estilo.

A segunda obra da noite também tem pontos de contato com o legado de Liszt. O francês Saint-Saëns (1835-1921), que foi amigo do brasileiro Oswald, dedicou sua Sinfonia nº 3 ao compositor e pianista polonês logo que soube de seu falecimento, no próprio ano de 1886. Trata-se de uma sinfonia dividida em duas partes que abarcam os quatro movimentos tradicionais, mas com um desenvolvimento que permite fusões entre eles. É a última sinfonia de Saint-Saëns e o uso proeminente do órgão lhe rendeu o subtítulo de Sinfonia Órgão.

Cada vez mais requisitado em salas de concerto e ópera pelo mundo, Keast vem conduzindo sinfônicas alemãs como a da Rádio NDR em Hamburgo e da Rádio MDR em Leipzig e, neste ano, estreia como regente na recém-inaugurada sala alemã Elbphilharmonie, à frente da Orquestra Jovem da NDR. O premiado pianista Nahim Marun, por sua vez, é mestre pelo The Mannes College of Music de Nova Iorque, doutor pela Unicamp e pós-doutor pela Sorbonne de Paris. Atualmente é professor de piano na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Os ingressos para o concerto custam R$ 30, com 50% de desconto para estudantes, sêniores e sócios do Clube do Assinante ZH. Podem ser adquiridos no dia do evento, na bilheteria do Salão de Atos da UFRGS, a partir das 11h.

Garrett Keast (EUA/Alemanha | regente)

Nascido nos Estados Unidos e radicado na Alemanha, o regente Garrett Keast estudou com Christoph Eschenbach na Sinfônica de Houston e na Houston Grand Opera antes de iniciar sua carreira como maestro associado da New York City Opera. Sua carreira europeia iniciou com convites da Ópera Nacional de Paris, da Ópera Estatal de Viena e da Sinfônica NDR, na qual foi assistente de Eschenbach. Como regente convidado, esteve à frente da Sinfônica da Rádio NDR em Hamburgo, da Sinfônica da Rádio MDR em Leipzig, da Sinfônica de Atlanta, da Sinfônica de Aarhus, da Filarmônica de Praga, da Sinfônica do Norte dos Países Baixos, da Bach Collegium em Munique, da Orquestra Nacional de Bordeaux Aquitaine, da Sinfônica do Chile e da Sinfônica do Porto/Casa da Música. Na Temporada 2016/2017, ele faz sua estreia na Elbphilharmonie de Hamburgo com a Orquestra Jovem da NDR.

Nahim Marun (Brasil | Pianista)

Nahim Marun iniciou sua carreira artística recebendo vários prêmios em concursos nacionais de piano. Após completar sua formação no exterior, foi escolhido Melhor Solista do Ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte e também indicado como Melhor Pianista pelo IV Prêmio Carlos Gomes. Foi premiado por suas gravações com o Diapason d’Or, o Prêmio Bravo! de Cultura “Melhor CD de Música Erudita de 2006”, selecionado como “Melhores do Ano” pela Iberian and Latin Music Society de Londres e pela American Record Guide. É mestre pelo The Mannes College of Music de Nova Iorque, doutor pela Unicamp e pós-doutor pela Sorbonne (Paris IV). Foi aluno da pianista Isabel Mourão e do pianista Grant Johannesenm, e estudou com Hans Joachin Koellreutter. Atualmente é professor de piano na Universidade Estadual Paulista - Unesp.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone 51 32227387.

Texto: Ascom Ospa

Edição: Léa Aragón/ Secom