Exposição fotográfica mostra realidade dos recicladores de lixo

Publicado: 23/04/2017 | Atualização: 25/04/2017
Mostra apresenta fotografias que demonstram as dificuldades do cotidiano vividas por recicladores de lixo Foto: Divulgação

O Solar dos Câmara da Assembleia Legislativa inaugura no dia 2 de maio, às 19h, a exposição fotográfica O Fio da Navalha - Trabalhadores, do fotógrafo Jorge Aguiar. A exposição apresenta 17 fotografias e 19 crachás de rostos descoloridos de recicladores de lixo, abordando problemas graves como falta de emprego, violência e discriminação que atingem parte dos trabalhadores brasileiros. Com curadoria do fotógrafo Zezé Carneiro e texto de Aguiar em parceria com a jornalista Roberta Amaral, a mostra pode ser visitada até 31 de maio na Sala JB Scalco.

Em 2005, o projeto foi apresentado na sede de Trabalho Municipal HLM de Nanterre, na França. Segundo o jornalista Gilbert Loriguet, "é um soco no estômago que traz um sentimento de indignação, recusa e necessidade de sermos solidários com indivíduos que não escolheram nascer lá".

Somente em Porto Alegre, as 17 unidades de reciclagem comercializam até R$ 500 mil por mês do lixo produzido na cidade. Muitos recicladores não possuem sequer documento de identidade e estão esquecidos perante a lei. "A mostra escancara a vida de pessoas que romperam com a sociedade. O compromisso é apenas com elas e com quem vive do trabalho que a maioria tenta ignorar. A sociedade não se orgulha da periferia ou de quem viu no lixo que ela mesma produz um meio de sobrevivência", diz o texto da mostra.





Sobre Jorge Aguiar

Fotojornalista há 40 anos, trabalhou no Jornal do Comércio e no extinto jornal Diário de Notícias. Participou de exposições internacionais na Espanha, França, Portugal, Japão e Iraque. É fundador do Instituto Luz Reveladora Photo da Lata, instituição sem fins lucrativos que ministra oficinas de pinhole a jovens e adultos em áreas de vulnerabilidade social. Com o projeto Photo da Lata/Fotógrafos Comunitários, recebeu em 2003 o Prêmio Direitos Humanos da Unesco como melhor projeto de divulgação dos direitos humanos no Rio Grande do Sul.

Serviço

Pauta: Exposição fotográfica O Fio da Navalha - Trabalhadores

Abertura: Terça-feira (2 de maio)

Horário: 19h

Local: Sala JB Scalco no Solar dos Câmara da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre).

Visitação: 2 a 31 de maio - segunda a sextas-feiras, das 8h30 às 18h30. Entrada gratuita.


Texto: Roberta Amaral/Sedactel

Edição: Gonçalo Valduga/Secom