Parceria do IGP, Consepro e prefeitura permite identificação online em Canguçu

Publicado: 19/05/2016 | Atualização: 20/05/2016
Demanda absorvida pelo novo sistema chega a 495 documentos expedidos por mês Foto: Norberto Peres/Imprensa IGP

Foi inaugurado nessa quarta-feira (18) o sistema digital online para emissão de carteiras de identidade no Posto de Identificação pelo Instituto Geral de Perícia (IGP) em Canguçu. Após três meses de negociação a estação digital online começou a funcionar, envolvendo o DI-IGP, o Departamento de Perícias do Interior (DPI), dirigido pelo perito Marco Antonio Aurélio Curcio, a prefeitura e o apoio destacado do Conselho Comunitário Pró Segurança Pública (Consepro), representado pelo seu presidente Luis Roberto Soares de Oliveira.

Além da região total do município, cuja população, segundo dados do Censo de 2012, chega a 53.390 habitantes, Canguçu ainda possui 14 mil propriedades rurais e é reconhecida como a Capital Nacional da Agricultura Familiar. A cidade tornou-se referência na Região Sul do estado pelo atendimento aos cidadãos que necessitam emitir documentos, como a carteira de identidade. São em torno de 25 documentos/dia, número que a tabela de controle do DPI classifica como emissora de cerca 500 documentos expedidos ao mês.
O prefeito Gerson Cardoso Nunes Filho recebeu o diretor-geral do IGP, Cleber Müller, juntamente com o diretor do Departamento de Identificação (DI), Guilherme Ferreira Lopes. Nunes salientou os benefícios que a tecnologia traz à comunidade e a redução no tempo de espera dos cidadãos pela emissão da carteira. Canguçu recebeu o Posto de Identificação online de número 80 no estado, de acordo com o diretor do DI, Guilherme Lopes.

Texto: Norberto Peres/Imprensa IGP
Edição: Léa Aragón/Secom