Tudo Fácil completa 19 anos de serviços públicos personalizados

Publicado: 17/07/2017 | Atualização: 01/08/2017
O Tudo Fácil tem média diária de atendimento de quase 7 mil pessoas em suas unidades de Porto Alegre Foto: Divulgação/Ascom SDSTJDH

A Central de Serviços do Rio Grande do Sul, conhecida como Tudo Fácil, completa 19 anos neste mês (iniciou atividades em 1º de julho de 1998). A data foi comemorada com a prestação de serviços a quase 200 pessoas no estande montado no Largo Glênio Peres, em atividade que integrou o Dia de Cooperar, promovido pelo Sescoop/RS e pelo Sistema OCB, com apoio do governo do Estado.

Criado com a finalidade de concentrar em um único espaço físico os serviços públicos mais demandados pelo cidadão, o Tudo Fácil promove a melhoria da qualidade da prestação do serviço público, caracterizada em atendimento personalizado, rápido e resolutivo, reduzindo tempo e esforços dos usuários.

Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), o Tudo Fácil presta serviços de forma presencial, em suas três unidades em Porto Alegre, e online pelo portal.

O governo do Estado, que tem como prioridade a prestação de serviços de qualidade ao cidadão, tem feito investimentos permanentes para facilitar o acesso das pessoas nas unidades Tudo Fácil e na ferramenta digital.

Em julho de 2016, foi lançado o novo Portal do Tudo Fácil Eletrônico com foco em serviços de agendamento e emissão direta de documentos. A partir desse investimento, foi possível aumentar e qualificar os atendimentos. Com a nova central telefônica, mais de 66 mil atendimentos foram prestados. Pelo chat online, mais de 16 mil. Pelo Fale Conosco, mais de 3 mil. E as salas de autoatendimento permitiram o acesso de mais de 100 mil usuários.

O Tudo Fácil tem média diária de atendimento de quase 7 mil pessoas em suas unidades de Porto Alegre (Centro, Zona Sul e Zona Norte). Os serviços mais procurados são os de emissão de carteira de identidade (RG/IGP), apresentação de condutor de veículo (Detran RS), inscrição de CPF (SDSTJDH/Receita Federal) e carteira de trabalho (FGTAS).