Está no Praia de Belas a Galeria de Memórias da Campanha do Agasalho

Publicado: 15/06/2016 | Atualização: 15/06/2016
Com o tema Doe com Amor, a campanha foi lançada no dia 31 de maio, no Palácio PiratiniFoto: Leandro Osório/ Especial Palácio Piratini

Agasalhos doados por personalidades do cenário sociocultural gaúcho para a Campanha do Agasalho 2016 já podem ser vistos no shopping Praia de Belas, em Porto Alegre. A mostra itinerante chamada Galeria de Memórias busca estimular o público a doar peças de roupas às pessoas que mais sofrem com as baixas temperaturas no Rio Grande do Sul. 

O lançamento oficial da galeria será nesta quinta-feira (16), às 18h30, com a presença do governador José Ivo Sartori e da secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori. A exposição fica até o próximo dia 25 no Praia de Belas e depois segue para o shopping Iguatemi até 15 de julho. 

O espaço itinerante reúne painéis com as peças de roupas e suas histórias, como um grande roupeiro de lembranças, a fim de lembrar o valor simbólico deixado pelo agasalho que será passado adiante. Uma das peças que integra a coleção foi doado pela presidente da Fundação Theatro São Pedro, Eva Sopher. A peça, que foi presente de seu marido, a acompanhou em muitos invernos, inclusive em viagens ao exterior, e agora deve aquecer quem mais necessita. 

Serão expostos também os agasalhos doados por Ana Hickmann, Glória Menezes e Tarcisinho (seu filho), Elias (Juventude), Jair Kobe (Guri de Uruguaiana), Marcos Piangers, Neto Fagundes, Pedro Geromel (Grêmio), Pinheiro Machado, Rosane Marchetti, Valdívia (Internacional), entre outros. 

Campanha do Agasalho 2016 

Com o tema Doe com Amor, a campanha foi lançada no dia 31 de maio, no Palácio Piratini. Neste ano, a ideia é incentivar a colaboração de todos na doação de agasalhos que significam muito mais que somente uma peça de roupa. As doações, que para a campanha são uma coleção de boas lembranças e sentimentos, possuem valor tanto para quem doa quanto para quem recebe. A Campanha do Agasalho 2016 tem patrocínio da Braskem e apoio do Grupo Zaffari e CMPC Celulose Riograndense.

Saiba onde doar 

A Defesa Civil do Estado recebe peças na Central de Doações, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Borges de Medeiros, 1501, térreo - Porto Alegre), onde também podem ser doados alimentos, livros, colchões, brinquedos e outros utensílios.

Os demais pontos de coleta para os agasalhos estão nos supermercados do grupo Zaffari; unidades do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar; agências do Banrisul e do Banco do Brasil; rodoviárias municipais; shopping Total; Viva Open Mall - Mostra ArqExpress e Casa Destemperados.


Texto: Letícia Bonato
Edição: Léa Aragón/Secom