EmpregarRS oferece mais de 3 mil vagas em 77 municípios

Publicado: 17/06/2016 | Atualização: 17/06/2016
Sartori lembrou que o papel do Estado é trabalhar para aqueles que mais precisam, oferecendo oportunidades e guaridaFoto: Daniela Barcellos/Palácio Piratini

Entrevistas e seleções para 3.298 vagas de emprego, em 77 municípios, estão sendo realizadas nesta sexta-feira (17), até as 16h, no EmpregarRS, evento promovido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). A iniciativa aproxima empresas, que necessitam contratar profissionais, e trabalhadores, que buscam uma oportunidade de emprego. O projeto também promove formação e capacitação para o trabalhador, com atividades de orientação profissional, empreendedorismo e palestras motivacionais.

O governador José Ivo Sartori participou do início das atividades do EmpregarRS em Porto Alegre, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, na Rua Coronel Vicente, nº 281. Sartori elogiou a iniciativa e a colaboração de todos, lembrando que o papel do Estado é trabalhar para aqueles que mais precisam, oferecendo oportunidades e guarida.

"Estão presentes aqui empresas e sindicatos colaborando para que as pessoas possam encontrar uma oportunidade de trabalho. Quando todos se juntam em prol de uma boa causa os resultados só podem ser positivos", destacou.

O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Catarina Paladini, falou do momento de dificuldade enfrentada pelo Estado e pelo país e que o Empregar/RS é onde "sonhos e expectativas se concretizam, possibilitando ao trabalhador sair com o papel cumprido".

O ministro do Trabalho e Previdência Social, Ronaldo Nogueira, também esteve presente na cerimônia e parabenizou iniciativas como esta que devem ser seguidas nas demais unidades da federação. "Quero pedir permissão para que este evento sirva de case para o país", afirmou, dizendo que o maior desafio é combater o desemprego no Brasil.

O diretor-presidente interino da FGTAS, Gilberto Baldasso, disse que nesta edição são 199 empresas cadastradas e 126 instituições parceiras do programa. "O evento é dedicado ao atendimento exclusivo de intermediação de mão de obra. Na primeira edição do Empregar/RS atendemos 14.250 trabalhadores. Este ano a meta do FGTAS, com base no Acordo de Resultados, é atender aproximadamente 18 mil pessoas", salientou.

Os municípios com o maior número de vagas são: Porto Alegre (498), Santa Rosa (417), Novo Hamburgo (330), Rio Grande (185), Alvorada (141) e Cachoeirinha (128). Nas cidades participantes do EmpregarRS está acontecendo atendimento exclusivo de intermediação de mão de obra, ou seja, não estão sendo prestados os serviços de encaminhamento de seguro-desemprego e de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). 

Municípios participantes

Alegrete, Alvorada, Arroio do Meio, Bagé, Bento Gonçalves, Bom Jesus, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Candiota, Canela, Canguçu, Canoas, Capão da Canoa, Capão do Leão, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Dom Pedrito, Erechim, Esteio, Estrela, Farroupilha, Feliz, Frederico Westphalen, Garibaldi, Giruá, Gramado, Gravataí, Guaíba, Guaporé, Igrejinha, Ijuí, Itaqui, Lagoa Vermelha, Lajeado, Montenegro, Nova Prata, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Osório, Pantano Grande, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Quaraí, Rio Grande, Rolante, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, São Borja, São Francisco de Paula, São Jerônimo, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, São Luiz Gonzaga, São Sepé, Sapucaia do Sul, Sarandi, Serafina Corrêa, Soledade, Tapejara, Taquara, Torres, Tramandaí, Três de Maio, Uruguaiana, Vacaria, Venâncio Aires, Vera Cruz, Veranópolis e Viamão.


Texto: Cassiane Osório
Edição: Denise Camargo/Secom