Exposição exibe trabalhos dos principais ilustradores da Livraria do Globo

Publicado: 23/06/2016 | Atualização: 23/06/2016
A mostra contempla obras dos principais ilustradores da Livraria do Globo no século XX Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), inaugura neste sábado (25), às 11h, exposição e lança o livro A Modernidade Impressa - Artistas ilustradores da Livraria do Globo - Porto Alegre, da jornalista e historiadora da arte Paula Ramos. O livro foi contemplado pelo edital Petrobras Cultural 2012 - Memória das Artes, e tem patrocínio da Petrobras. 

Exibida na Pinacoteca do Margs, a mostra contempla obras e imagens dos principais ilustradores atuantes na Livraria do Globo ao longo da primeira metade do século XX: João Fahrion, Edgar Koetz, Nelson Boeira Faedrich, Sotero Cosme, João Faria Viana, João Mottini, Gastão Hofstaetter, Roswitha Wingen-Bitterlich e Ernst Zeuner. Serão exibidos originais para ilustrações, imagens impressas, cartazes, desenhos, gravuras, pinturas.

As imagens que integram a exposição são oriundas de coleções públicas (Margs; Pinacoteca Aldo Locatelli da Prefeitura de Porto Alegre; Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS) e privadas (Fundacred; coleções particulares).

SERVIÇO

O quê: A Modernidade Impressa - Artistas ilustradores da Livraria do Globo – Porto Alegre, lançamento de livro e exposição no Margs.

Publicação: RAMOS, Paula. A modernidade impressa – Artistas ilustradores da Livraria do Globo - Porto Alegre. Porto Alegre: Editora UFRGS, 656 p.

Durante o lançamento, o livro será vendido ao preço promocional de R$ 120. Após, custará R$ 180.

Quando: 25 de junho

Hora: 11h

Onde: Pinacoteca do Margs (Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico – Porto Alegre/RS)

Visitação: 25 de junho a 21 de agosto de 2016

Terça a domingo, das 10h às 19h

Entrada gratuita

Texto: Roberta Amaral/Ascom SEC
Edição: Secom