DetranRS leva aos municípios orientações sobre mobilidade sustentável

Publicado: 06/07/2016 | Atualização: 11/07/2016
Sartori, secretários estaduais e direção do DetranRS participaram da abertura do eventoFoto: Divulgação DetranRS

Sobre o tema Um olhar para o amanhã, o DetranRS participa do 36º Congresso de Municípios da Famurs, em Porto Alegre, incentivando e orientando prefeitos e gestores de trânsito a desenvolver uma cidade mais atrativa para ciclistas e pedestres. O estande do DetranRS também leva informações sobre o convênio para o programa Balada Segura e os cursos e atividades oferecidos na área de educação para o trânsito. O governador José Ivo Sartori, secretários estaduais e direção do DetranRS participaram, na manhã dessa quarta (6), da abertura do evento. O congresso acontece até esta quinta-feira (7) no centro de eventos do hotel Plaza São Rafael.
Além do estande na feira, o diretor Ildo Mário Szinvelski apresenta, às 13h30min, a palestra 'Desafios e compromissos do gestor público para a mobilidade segura e a gestão eficiente do trânsito'. Szinvelski fala sobre a responsabilidade dos gestores municipais na construção de cidades com mobilidade mais segura e sustentável, sobre a importância da fiscalização de trânsito e também apresenta um resumo do que o DetranRS vem desenvolvendo para reduzir os acidentes no estado.
A atividade no estande está voltada aos gestores para sensibilizar sobre a importância do Plano de Mobilidade Urbana, que é exigido por lei, e deve priorizar o transporte não motorizado. Componentes do Grupo de Trabalho do DetranRS dedicado a estudar políticas de segurança para ciclistas, que conta com a participação de organizações da sociedade civil como Associação de Ciclistas de Porto Alegre (ACPA), Lappus e Mobicidade, elaboraram um material de divulgação e estarão no estande para orientações e esclarecimento de dúvidas.
Os gestores também poderão saber como aderir ao programa Balada Segura, quais seus benefícios e contrapartidas. Hoje, são 28 municípios conveniados em várias regiões do Estado. A intenção do Detran/RS é ampliar essa rede nos próximos anos.

Texto: Mariana Goldmeier Tochetto/ Ascom DetranRS
Edição: Léa Aragón/Secom