Associação Rio-Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural

Rua Botafogo , 1051 - Bairro Menino Deus
Porto Alegre - Rio Grande do Sul, 90150-053

Consultar a Feira Virtual da Agricultura Familiar - FEVAF
A Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – SEAPDR idealizou e desenvolveu a plataforma denominada Feira Virtual da Agricultura Familiar - Fevaf que permite conectar consumidores a produtores rurais da agricultura familiar
Elaborar Projetos de Irrigação
A Emater/RS-Ascar tem no seu quadro técnicos capacitados para elaborar projeto de irrigação. A Emater/RS-Ascar encaminha o projeto para licenciamento ambiental e outorga do uso da água. Com isso, a Emater/RS-Ascar busca fomentar e ampliar a irrigação como tecnologia de produção e ampliar a área irrigada, fornecendo maior segurança aos agricultores e aumento da produtividade das culturas da produção pecuária.
Elaborar projetos de microaçudes e sisternas
A Emater/RS-Ascar elabora projetos para fomentar e ampliar a reservação de água em cisternas, açudes e barragens.
Elaborar Projetos de Silos Secadores
Elaborar projetos para construção de estruturas destinadas à secagem e à armazenagem de grãos na propriedade rural, mantendo a qualidade (propriedades nutritivas) dos produtos, diminuindo as perdas quantitativas e os custos de operação.
Emitir a Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP)
A Emater/RS-Ascar faz parte da rede credenciada para a emissão da DAP, de acordo com a portaria nº 523, de 24 de agosto de 2018 que disciplina a emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Considera-se DAP o instrumento utilizado para identificar e qualificar as Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA) e suas formas associativas organizadas em pessoas jurídicas.
Interpretar a Análise de Solo e Recomendar a Adubação e Calagem
As recomendações de adubação e calagem são essenciais para a melhoria da fertilidade dos solos das propriedades, com o uso adequado de fertilizantes, obtendo, dessa forma, melhores resultados econômicos e produtivos. O sistema de interpretação em meio digital agiliza a obtenção dos resultados da fertilidade do solo da propriedade.
Solicitar a Rastreabilidade de Vegetais Frescos
Esse procedimento é destinado aos produtores de hortigranjeiros para facilitar a rastreabilidade dos produtos vegetais frescos, incluindo a identificação desses produtos ao longo da cadeia produtiva e os registros referentes aos insumos utilizados, em nível de propriedade, conforme previsto na Instrução Normativa Conjunta nº 2 (MAPA e Anvisa, de 07 de fevereiro de 2018).
Solicitar Assistência Técnica e Extensão Rural e Social
A ação da Emater/RS-Ascar, prestada desde 1955 diretamente às famílias e suas organizações produtivas e sociais, é executada visando o Desenvolvimento Rural Sustentável do estado do Rio Grande do Sul, observando as pactuações com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), com as prefeituras municipais, os movimentos e entidades sociais, e se estrutura mantendo a estratégia de uma ATERS planejada, continuada e gratuita.